Depois que Killer B se recusou a treinar Naruto, Motoi guia Naruto e Yamato até a Cachoeira da verdade, o lugar onde treinou para controlar o poder de Gyuki. Ele instruiu Naruto a sentar-se em uma plataforma e fechar os olhos. Logo depois, o Naruto Negro (闇ナルト,Yami Naruto), a manifestação do ódio que existe dentro do coração de Naruto, apareceu, repreendendo Naruto pela rapidez com que as pessoas de Konoha mudaram seus ideais sobre ele. O Naruto Negro exclamou que Kurama gostava mais dele e que ele era o Naruto real, enquanto Naruto era um impostor. Eles começaram a lutar, mas depois de um tempo, Naruto percebeu que ambos tinham as mesmas técnicas, habilidades e táticas. Como resultado, sua luta foi um empate e Naruto mencionou que, se continuasse assim, levaria muito tempo para resolver isso.
Ele apareceu mais uma vez depois de Naruto voltar à Cachoeira da Verdade. Em vez de lutar, Naruto projetou uma imagem de sua mente de sua assinatura de autógrafo que ele foi incapaz de dar aos shinobi de Konoha. Isto irritou o Naruto Negro, apontando para Naruto que essas pessoas faziam parte dos mesmos aldeões que o fizeram sofrer como um pária e também diz que ele não deveria confiar neles. No entanto, Naruto afirmou que ele confiava nos moradores, porque eles eram importantes para ele, mas que o mais importante era que ele precisava ter fé em si mesmo, então ele teria a força para viver de acordo com a confiança que os aldeões têm por ele. A declaração de Naruto começou a enfraquecer o Naruto Negro, em seguida, forçando-o a perguntar qual era o motivo de sua existência. Naruto afirmou que o Naruto Negro era realmente ele e agradeceu a ele por ajudá-lo a ser a pessoa que ele era agora. Ele abraçou o Naruto Negro quando este tentou atacá-lo, dizendo ao Naruto Negro que tudo ia ficar bem. Deixando de lado sua própria raiva em seu passado, os olhos do Naruto Negro se iluminam e, logo após, ele desaparece.
Mais tarde, quando Naruto entrou em seu subconsciente, Kurama manifestou surpresa, uma vez que já não podia sentir nenhum ódio dentro de Naruto, quando ela questiona sobre onde o "real ele" estava, Naruto respondeu que o real ele estava bem na frente dela. Durante sua batalha com Kurama para obter o seu poder, a raposa infecta seu chakra com seu próprio ódio quando Naruto começou a ganhar o cabo-de-guerra. Isto faz o Naruto Negro surgir parcialmente de novo brevemente, antes da mãe de Naruto aparecer e ajudar a bani-lo.